segunda-feira, 23 de maio de 2011

Perdidos na Tribo

Ontem estive a ver o Perdidos na Tribo naquele 'canal' ao qual chama TVI. Toda a gente sabe do que se trata e de quem por lá anda mas a razão do meu post é uma palavra que eu ouvi saída da boca de um dos iluminados 'famosos'.


A palavra 'primitivos' podia perfeitamente descrever a forma como nós olhamos para aquela gente que vive isolada do mundo moderno e sem os nossos confortos e regalias de uma vivência globalizada. Inicialmente não liguei nem à palavra nem à forma como foi dito mas depois comecei a pensar. Ora, existe alguma verdade no significado da palavra aplicado às tribos mas, por outro lado, talvez não. Passo a explicar...
A razão pela qual nós os chamamos de primitivos é maioritariamente pela forma como vivem, ou seja, como se vestem, o que comem e como comem, hierarquia social, rituais e crenças antigas (e quanto a isto tenho uma imagem engraçada para aqui colocar), etc mas se continuar a reflectir sobre o assunto apercebo-me de várias coisas que os fazem, de certa forma, bastante mais avançados do que nós. São honestos, todos trabalham, recusam a violência, respeitam os recursos naturais como a água, fauna e flora, vivem em harmonia com o que os rodeia e são extremamente felizes. Eles dão-se bem com a forma de vida que levam e vivem da mesma forma há milhares de gerações enquanto que nós... temos todos os confortos do mundo e não temos metade da felicidade deles. 
Quando olhos para eles recuso a pensar que levam uma forma de vida primitiva mas sim uma forma de vida alternativa e respeito-os imenso por isso. Portanto Sr. Cláudia Jacques cale a boca e beba o sangue da vaca.


Em relação aos rituais e crenças antigos...

2 comentários:

Unknown disse...

Respeitam os recursos naturais, desrespeitam as mulheres;
Vivem felizes com o que têm, mas morrem de infecções parvas e simples facilmente curáveis neste nosso mundo moderno;
Enfim, eles vivem bem assim porque não conhecem mais nada. Se nós não estamos bem aqui onde estamos com todas as nossas condições é porque somos fracos, não temos capacidade de nos adaptar ou mesmo porque dramatizamos com coisas a que não devíamos dar importância. Este modo de vida torna as pessoas mais competitivas e piores umas para as outras, mas é assim o desafio da vida: sobreviver aos outros.
Eu adoro o conhecimento, as condições que tenho, o tipo de vida onde fui ensinada a viver, nunca conseguiria passar uma semana que fosse numa tribo...eles nunca comeram gelados =(

HARAJUKU disse...

não desdenho nenhuma cultura, tribo ou crenças, nem até os árabes que maltratam as mulheres! não concordar é uma coisa, 'gozar' é outra.
somos tábuas rasas (já dizia jonh locke) ao longo da vida à pessoas e coisas que preenchem essa tábua, do outro lado do mundo essa tábua é preenchida de outra maneira-como podemos condena-los?! diferentes visões, em nenhuma há razão ou verdade, as duas tábua estão certas!!!

http://harajuku-cguia.blogspot.com/