terça-feira, 1 de outubro de 2013

"Shut down" nos Estados Unidos


Sou sincero quando li isto pensei que fosse o inicio da serie Revolution (acerca do shut down global etc etc ) mas nao .. oh ..





Pela primeira vez em 17 anos, as agências federais dos Estados Unidos receberam ordem para suspender as suas actividades não essenciais, devido à ausência de recursos. Perto de um milhão de funcionários públicos vão ter licença sem vencimento. 

Com o país a meio gás, os projectos de investigação médica, por exemplo, vão ser suspensos e os parques nacionais vão fechar as portas. Mantêm-se apenas serviços básicos, como o controlo de tráfego aéreo, os serviços de correios e a actividade de agentes policiais e de segurança. 

Os militares também são excepção, salvaguardados por uma lei assinada pelo Presidente norte-americano, uma hora antes da paragem do governo federal. 

Em causa está um impasse no Congresso, onde os republicanos e democratas não se entendem na aprovação do orçamento, documento essencial para a continuidade em pleno das funções do governo federal. 

Antes de conhecida a paragem, que começou à meia-noite (5h00 em Lisboa), o Presidente Barack Obama acusou os republicanos de estarem a fabricar uma crise que vai afectar pessoas reais e a economia americana. 

O impasse é prenúncio da próxima batalha política. Em meados do mês, regressa a discussão em torno do tecto da dívida, com Washington a ter de chegar a acordo para que o limite de endividamento aumente e, assim, evitar que entre em incumprimento no pagamento de algumas obrigações.

Fonte: RR

Sem comentários: