quinta-feira, 31 de outubro de 2013

8 aplicações para Android que nos podem ensinar umas coisas

Sugestão TeK: 8 aplicações para Android que lhe podem ensinar umas coisas

Aplicações há realmente muitas e com diferentes propósitos. Desta vez deixamos-lhe 8 propostas que pode descarregar para terminais Android para tirar dúvidas ou mesmo aprender acerca de diversos temas.

Há exemplos para todas as necessidades, desde treinar o talento para o desenho, à complicada arte de mudar um pneu furado de uma bicicleta. Não faltam por isso manuais, cursos, dicionários e enciclopédias.

Learn to Draw ensina a desenhar qualquer coisa através da sobreposição. A aplicação é básica, não existindo quaisquer indicações ou dicas, mas em compensação é bastante simples e, acima de tudo, ajuda a distrair.



Escreva o que pretende desenhar na caixa de pesquisa, escolha entre as opções apresentadas, ajeite a imagem e mova os dedos sobre as linhas.

Embora a escrita de mensagens no smartphone hoje em dia esteja facilitada (ou complicada) pelos corretores integrados na funcionalidade, nada nos impede de ter dúvidas sobre a conjugação de um verbo ou desconhecer determinada palavra. Neste caso, um dicionário será sempre um bom recurso.

A partir da app do dicionário da Priberam pode consultar a definição de mais de 110.000 entradas, com sinónimos e antónimos por aceção, subentradas e locuções. Além disso pode escolher entre a ortografia anterior ou posterior ao Acordo Ortográfico de 1990, entre outras funcionalidades.

No seguimento do dicionário fica a sugestão da enciclopédia e aqui só pode surgir a incontornável Wikipédia. A versão para Android foi atualizada muito recentemente para corrigir alguns problemas relacionados com os estilos e com a velocidade a que carregam as páginas em ligações mais lentas.



Com acesso a mais de 20 milhões de artigos em 280 línguas, a aplicação oficial da Wikipedia permite salvar artigos para ler mais tarde ou off-line ou partilhar esses artigos usando a função Android "Share", entre outras funcionalidades.

A próxima sugestão também é "wiki" mas para todo o tipo de "como…?". Chama-se WikiHow e diz ter mais de 120 artigos que respondem a perguntas desde como fazer o nó de uma gravata, a como ter abdominais "tanquinho" (ou "tablete", conforme a expressão preferida).

Na linha dos ensinamentos ao género "como fazer", mas numa vertente mais técnica, tem o iFixit. Este manual de reparações colaborativo tem milhares de guias passo a passo, que cobrem desde arranjar telemóveis a mudar um pneu furado de uma bicicleta.



Ficaria mal num artigo onde estamos a apresentar sugestões de apps para aprender se não passássemos pelas "línguas". O Duolingo é uma hipótese uma vez que sua forma peculiar de ensinar também tem correspondente para dispositivos móveis.

O Duolingo ensina inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e português, a nativos de diferentes línguas, de uma forma "gamified", ou seja, com alguns recursos emprestados dos videojogos.

Os cursos dividem-se em níveis, que podem ser desbloqueados e, ao longo dos níveis, há "vidas" para gerir, que se perdem quando se erra. Do método de ensino fazem ainda parte imagens, voz e exercícios de áudio - e a competição com os "amigos" através do Facebook.


Entre a lista de desejos de aprendizagem há sempre um instrumento musical algures. O nosso palpite vai para a guitarra e a proposta é o Learn Guitar. As lições disponíveis cobrem desde o nível inicial ao avançado, entre acordes, escalas e mais acordes. Pena os ensinamentos estarem em inglês.

Terminamos com um recurso que tem muito para ensinar, e sobre temas diversos: as TED Conferences.

aplicação oficial oferece a acesso a milhares de gravações vídeo e áudio com conferências de radicais da educação, génios da tecnologia, médicos inconformados, gurus dos negócios e lendas da música, entre outros cidadãos do mundo com alguma coisa interessante para dizer.

Enviar um comentário