quinta-feira, 24 de outubro de 2013

R.I.P - Telescópio Planck


Telescópio que ditou a idade do Universo sai de cena



O telescópio Planck vai estacionar num sítio permanente em órbita do Sol. Este foi o aparelho que permitiu determinar a idade do Universo e contrariou as estimativas dos cientistas.

Desde 2009 que o telescópio Planck estava no ativo. A sua tarefa principal foi recolher os gravar os fotões mais antigos do Universo, formados logo a seguir ao Big Bang. Com essa gravação, os investigadores conseguiram determinar que o Universo seria na realidade 80 milhões de anos mais velho do que se estimava.
O Planck tem um detetor arrefecido a temperaturas negativas e trabalhou em colaboração com o Herschel Space Observatory, que deteta infravermelhos, noticia o Gizmodo. Este já foi retirado de cena em abril.
O telescópio Planck manteve-se em funcionamento até agora, altura em que terminou o hélio líquido usado para manter a temperatura negativa, o que permitiu a deteção de variações de temperatura de apenas alguns milionésimos de grau.
Os dados recolhidos pelo Planck vão ser divulgados espaçadamente e o próximo conjunto de dados deve chegar apenas em 2014.

Sem comentários: