sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Microsoft lançou Remote Desktop para dispositivos móveis

A gestão de máquinas e servidores pode ser feita de muitas formas. Desde o acesso físico aos servidores ou com o recurso a ferramentas de gestão remota.
No Windows a mais conhecida dessas ferramentas é o Remote Desktop, disponibilizado pela Microsoft para acesso aos seus sistemas operativos.
Se o acesso até agora estava limitado ao Windows e ao OS X, a Microsoft inovou e apresentou as suas versões dos clientes de Remote Desktop para os SO’s móveis.
rd_ios_0


No dia em que apresentou a todos a versão final do Windows 8.1, a Microsoft revelou mais algumas surpresas para os utilizadores.
A disponibilização de clientes de gestão remota do Windows, oficiais da Microsoft, para disposotivos móveis vem alargar ainda mais as possibilidades que os gestores de sistemas têm para controlar, remotamente, os seus servidores.
Até agora apenas podíamos fazer essa gestão em máquinas Windows ou Mac, ou teríamos de usar clientes de terceiros. Com o lançamento agora feita podemos alargar a escolha ao iOS e ao Android as possibilidades de plataformas a serem usadas.
Estes novos clientes permitem que façamos tudo o que até agora era possível nas versões desktop. Podemos controlar de forma completa o Windows a que acedemos e podemos também gerir todas as janelas e aplicações disponíveis no sistema.
Mas porque vamos estar a trabalhar em ecrãs de dimensões mais reduzidas, a Microsoft disponibilizou, para além do normal teclado, uma lupa, que podemos movimentar no ecrã. Esta permite que possamos ter acesso a alguns pontos com maior detalhe e assim fazer uma melhor gestão dos sistemas.
Mas a Microsoft não se limitou a lançar estes clientes, baseada nas versões anteriores para os outros sistemas operativos. Ela melhorou a ferramenta, dotando-a de uma maior segurança e de melhor qualidade na transferência dos dados entre dos dois equipamentos.
Estas melhorias permitem aos utilizadores terem uma experiência de utilização ainda mais rica e com uma melhor qualidade.
Para além desta versão para dispositivos móveis, a Microsoft actualizou também a versão disponível para OS X, mas desta versão trataremos em breve e com muito maior detalhe.
Se são utilizadores do acesso remoto a máquinas Windows e têm um dispositivo móvel, então esta versão merece estar no vosso equipamento.
Mesmo que não a usem de forma regular, será sempre uma ajuda preciosa se a tiverem presente quando precisarem dela.
É extremamente simples de usar, tal como as versões anteriores, e de uma utilidade a toda a prova.

Sem comentários: