sexta-feira, 1 de julho de 2011

Parabéns SPORTING!


'Vou pedir dinheiro ao meu avô e ele me dará dinheiro para fundar um outro clube', prometeu José Alvalade no momento em que ele, os irmãos Gavazzo e uma vintena de seguidores (todos amantes do desporto) abandonaram o Campo Grande Foot-Ball Club por discordarem da vertente mais social que o clube estava a seguir.

Reconhecido oficialmente o Sporting Clube de Portugal, em Maio de 1906, José Alvalade formulou o célebre voto: 'Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa'. A sua ambição representou sempre, ao longo desta história centenária, uma meta permanente no horizonte de todos os atletas, equipas e adeptos Sportinguistas!

José Alvalade fez história ao fundar um clube verdadeiramente eclético numa altura em que a cultura desportiva em Portugal era ainda muito incipiente. Este jovem fundador (com apenas 21 anos), foi o 3º Presidente da história do Sporting Clube de Portugal, integrou numerosas direcções, mas foi sobretudo um extraordinário promotor de instalações desportivas, factor determinante para o rápido crescimento e primeiros sucessos desportivos do emblema leonino. Em sua homenagem, e porque os Estatutos do Clube assim o estabelecem, o principal recinto desportivo tem o seu nome.
Nos dias da fundação, em 1906, José Alvalade profetizou o conhecido desejo de transformar o Sporting num ‘grande clube, tão grande como os maiores da Europa’. Hoje, passado um século, é extraordinário registar a confiança manifestada desde logo por José Alvalade nos princípios, nos valores, na vocação ganhadora e no ambicioso espírito desportivo manifestado pelos fundadores. Ousando desbravar caminhos muito mal conhecidos quando o desporto, em Portugal, era ainda uma actividade incipiente, com características muito elitistas, os primeiros Sportinguistas conseguiram fixar bem fundo as raízes de uma colectividade poderosíssima projectada ao nível mundial, como é hoje o Sporting. Eis alguns números de registo: milhares de títulos conquistados, mais de três milhões de simpatizantes em todos os continentes e centenas de Núcleos, Filiais e Delegações.

Sem comentários: