quinta-feira, 26 de setembro de 2013

iOS vs Android !!



5 razões para mudar de um iPhone para Android (Parte I)


O mercado dos dispositivos móveis, ao nível das plataformas móveis, é hoje liderado pela Google, com a plataforma Android e pela Apple com o iOS. No segmento dos smartphones, temos de um lado o iPhone da Apple que, sozinho, consegue dar luta a milhares de equipamentos que trazem Android e ser um dos mais vendidos.
Mas, quais as razões que um utilizador de um iPhone por ter para mudar para Android?

O iPhone, independentemente da versão, sempre foi um smartphone de referência! Considerado por muitos como um equipamento quase perfeito (a todos os níveis), este dispositivo tem batidos todos os records de vendas e são poucos os dispositivos Android que conseguem ombrear com este equipamento.
Mas que razões levaria um utilizador de um iPhone a mudar para Android? Aqui ficam 5 razões que poderão estar na origem de mudança de um iPhone para um dispositivo Android.
1) Diversidade
Como sabemos, a Apple só tem um único smartphone…o iPhone. Do lado do Android, são milhares os equipamentos equipamentos com a plataforma da Google. Há para todos os gostos, feitios, com vários preços, cores, de várias marcas….é só escolher. Apesar de serem muito poucos os dispositivos Android que se podem comparar a um iPhone, a verdade é que este factor de diversidade pode influenciar na altura da mudança.


2) Grandes ecrãs
Hoje em dia são muitas as marcas de smartphones que apostam em grandes ecrã. Como sabemos, nessa área, o iPhone da Apple oferece apenas um ecrã de 4 polegadas (tanto no iPhone 5 como no 5S ou 5C). Do lado do Android há muito por onde escolher…smartphones com pequenos ecrãs, médios e grandes ecrã como é o caso do Samsung S4 que oferece um ecrã com 5”.



3) Nível de personalização
Neste campo o Android é imbatível!  Mudanças de ROM, launchers, ícones, teclado, interface…tudo é possível de se fazer na plataforma da Google. Apesar de muitas das personalizações serem efectuadas com base em aplicações de terceiros, o utilizador Android têm ao dispor muitas ferramentas e aplicações para personalizar o seu Android.


4) Root
São várias as vantagens de se ter acesso root num equipamento Android. O sistema operativo Android tem como base o kernel Linux logo a  estrutura é bastante semelhante. Assim, tal como em Linux, há determinadas operações/acções (fora das “permitidas” pela plataforma originalmente) que necessitam de privilégios de super utilizador para que possam ser executadas. Para quem quiser saber mais sobre este assunto, aconselhamos a lerem este excelente artigo: “root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades”. No iPhone com o Jailbreak conseguimos ter algo parecido…mas com o desaparecimento do Installous (apesar de haver alternativas) e novas funcionalidades do iOS7…ainda valerá a pena fazer Jailbreak?


5) Preço
Por ultimo consideramos o Preço….apesar de ser uma razão questionável visto que, quem tem dinheiro para um iPhone tem igualmente para comprar qualquer Android. No entanto, o mercado Android oferece smartphones para todas as carteiras..é só escolher!

Estas são algumas razões que poderão levar à mudança de um iPhone para um outro equipamento Android. É claro que a própria plataforma móvel poderá ser também uma forte razão mas, sobre isso, falaremos numa segunda parte deste artigo.






Enviar um comentário