quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Portugal (mais uma vez) à conquista do mundo!


É de arte que se fala e é com orgulho que nos mostramos lá fora pelas mãos da genial Joana Vasconcelos, depois da sua exposição no Palácio da Ajuda, agora vai "transformar" um Cacilheiro à sua maneira característica e viajar por Veneza !



O cacilheiro Trafaria Praia vai ser transformado em "obra de total" pela artista Joana Vasconcelos e representar Portugal na Bienal Internacional de Artes Plásticas de Veneza.
Atracado nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal, o cacilheiro está a ser recuperado. Segue-se a intervenção artística. O exterior será revestido com azulejos, azuis e brancos, pintados à mão pela fábrica Viúva Lamego. O painel, inspirado no painel de Gabriel del Barco (século XVII), terá uma representação contemporânea de Lisboa, da Torre do Bugio à Torre Vasco Gama.
Dentro do cacilheiro, no primeiro piso, a sala principal será forrada com uma "intervenção têxtil" em tons de azul e com pequeninas luzes. "É uma sala-cega, será como entrar dentro de um ser vivo, sentindo a sua respiração que será dada pela oscilação das luzes", explica Joana Vasconcelos.


Finalmente, o piso superior, forrado com cortiça, será uma montra de Portugal, com produtos da loja Vida Portuguesa, de Catarina Portas, e um espaço para pequenos eventos (concertos, conversas, cocktails).
A ideia arrancou com os 175 mil euros disponibilizado pela Direção Geral das Artes, que assume a representação oficial portuguesa, o que era manifestamente insuficiente para um projeto desta envergadura. Por isso, além dos vários apoios institucionais, a equipa tem trabalhado para conseguir "parcerias" que possibilitem "que este barco chegue a bom porto".

Fonte: DN



Sem comentários: