sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Borlas para um fim de semana QUENTE !



Bem como a situação não esta famosa para ninguem para andar em grandes andanças de gastar dinheiro nós tomamos a liberdade de sugerir aqui as chamadas " Borlas para o fim-de-semana" .. que são as seguintes:

Prepara-te para três dias de muita diversão e sem gastar um cêntimo!




O fim de semana promete ser quente, no que diz respeito a temperaturas, mas também não vão faltar eventos para agitar ainda mais os próximos dias. Conheça a seleção de eventos de entrada livre preparados pela equipa escape para os dias 20, 21 e 22 de setembro. Divirta-se, é grátis!
Lisboa subterrânea
Uma vez por ano, coincidindo com as Jornadas Europeias do Património (com centenas de iniciativas), pode descobrir alguns segredos da Lisboa subterrânea. A entrada, ou melhor, a descida é grátis, ainda que sujeita a um número máximo de participantes. Mas, garantidamente, é uma experiência que não deve perder! As Galerias Romanas da Rua da Prata voltam a abrir as suas portas (alçapão) para mostrar outra cidade, a Lisboa subterrânea entre os dias 20 e 22 de setembro, das 10h00 às 18h00. Uma oportunidade única para conhecer esta Lisboa que se esconde debaixo dos nossos pés, entre uma visita às Galerias Romanas da Rua da Prata e a diversos percursos temáticos.
Pista de dança no lagar
No âmbito da iniciativa do governo “Portugal Sou Eu” a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai lançar “A Vindima”, um evento que permite aos portugueses participarem na pisa de 10 toneladas de uvas, num lagar com 60 metros quadrados. A lagarada, que pretende comunicar a importância da produção nacional na economia valorizando, em simultâneo, as tradições culturais dos portugueses, decorre no dia 20 de Setembro, no Campo Mártires da Pátria (atualmente Largo Amor de Perdição), no Porto. Durante todo o dia o público tem à disposição uma “adega” onde é possível provar produtos nacionais de excelência como pão, doces, queijos, enchidos, pão-de-ló e vinho. A partir das 21h30, o espaço transforma-se na “pista de dança” mais original do mundo, sendo animado pelos DJs Sandrinha e Ruben Silva. Saiba tudo no site oficial de A Vindima.
Dia Verde em Belém
A maior eco festa nacional está de regresso a Lisboa. No próximo dia 22 de setembro, domingo, das 15h00 às 20h00, os Jardins do Museu da Electricidade, em Belém, voltam a ser palco de mais uma edição do Dia Verde. Nesta edição, o Dia Europeu sem Carros será o principal destaque, e todos os participantes estão convidados a deslocarem-se de transportes públicos ou meios não poluentes até ao local do evento. Com entrada gratuita, esta iniciativa, promovida pelo Verde Movimento, tem como objetivo incentivar um estilo de vida saudável e promover os temas sustentabilidade e cidadania ativa.



Arte Fora do Sítio
O Parque Basílio Teles vai acolher, no próximo dia 22 de setembro, pelas 14h00, a 8ª edição do Arte Fora de Sítio. Esta ação realizada em parceria integral com associações e instituições voluntárias, irá apresentar diversas manifestações artísticas em formatos não convencionais. Neste âmbito, pelas 15h00, dar-se-á início às atuações nas áreas da dança, música, artes de rua e desporto numa sequência ininterrupta, ocupando diferentes espaços do parque. Em simultâneo decorrerão atividades de animação, radiomodelismo, pinturas faciais, manualidades e demonstrações de multimédia, bem como o Mercado Consciente e Sustentável que, através da apresentação de artesanato ecológico, produtos veganos e biológicos e cosmética artesanal, procura divulgar jovens artesãos que adotem no seu trabalho uma atitude ecológica e em consonância com a natureza.
Urban Market & Praça das Cardosas
Dias 20, 21 e 22 de setembro, das 11h00 às 20h30, o Urban Market volta a invadir a Praça das Cardosas, para mais um fim de semana cheio de cor e boa disposição. A música, característica do Urban Market não pode faltar, dia 20 com a dupla de DJs Le Cirque du Freak, dia 21 com o DJ Jr. Fernandez e dia 22 com o Dj Ricardo Amorim. Ao longo dos três dias, as DJ Lovers preparam sempre playlists especiais. O que também não pode faltar são os cortes de cabelo em performance ao vivo pelos Anjos Urbanos Cabeleireiros, que fazem as delícias dos visitantes.Dia 21 a noite prolonga-se com um concerto Crossover Fado, organizado pelo HARMOS.
Galeria sobre rodas
É já neste fim de semana que a Roulote - Projectos Artísticos vai andar por Lisboa a mostrar a sua primeira exposição. Esta intitula-se "Grandes Férias" e resulta de um desafio lançado ao artista João Dias, habituado a trabalhar em pintura, fotografia e desenho, desenvolvendo sempre relações com o espaço. A Roulote nasceu com o intuito de divulgar o trabalho de artistas emergentes, utilizando o espaço reduzido de uma galeria sobre rodas. Para ver, dia 21 de setembro, no Martim Moniz (17h00/20h00) e Fábrica do Braço de Prata (21h00/00h00) e dia 22 na LXFactory (12h00/17h00) e Cabo da Roca (18h00/20h00).



Alvor ao luar
A Câmara Municipal de Portimão organiza no dia 22 de setembro, um percurso ao luar pelo passadiço de Alvor. O percurso visa dar a conhecer as belezas naturais do concelho e aproveita a fase de lua cheia. O percurso começa às 21h00. As inscrições são gratuitas, ainda que obrigatórias e devem ser feitas através do telefone 282 480 412 ou do email daes@cm-portimao.pt.
Lua cheia no Buçaco
As visitas orientadas à Mata Nacional do Buçaco, em noites de lua cheia, continuam a ser um verdadeiro sucesso, sendo que as inscrições para a última de 2013 (no dia 19 de setembro) ficaram esgotadas rapidamente. Assim, a Fundação Mata do Buçaco irá realizar uma segunda visita, dia 20, sexta-feira, para que todos os interessados possam participar. Saiba mais no site da Fundação Mata do Bussaco. Refira-se ainda que nas últimas semanas foram descobertas duas novas espécies na Mata Nacional do Buçaco. Os investigadores do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, que trabalham no terreno todos os dias, registaram, pela primeira vez o morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale), espécie em vias de extinção, e ainda o musaranho-de-água (Neomys anomalus), um mamífero sobre o qual existe muito pouca informação.
Concerto nas Ruínas do Carmo
A Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana vai realizar um concerto, com a participação especial do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, no próximo dia 21 de setembro pelas 21h30, no Museu Arqueológico do Carmo (Ruínas do Carmo), no Largo do Carmo, em Lisboa. O concerto celebra os 175 anos da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e tem entrada livre.



Festa Mais Botânico
Entre sexta-feira e domingo, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, preparou diversas iniciativas de entrada livre. Sexta-feira, a partir das 20h00 participe na Festa Mais Botânico na Cidade com diversos DJs convidados e apoio do comércio local. No sábado, a partir das 11h00 e até às 18h00, decorre mais uma iniciativa Feiras do Botânico: Jardim da Celeste - mais jardinagem no Botânico. Domingo, às 16h30, há Música no Jardim Botânico, com Concertus Antiquus, também de entrada livre. 
Jazz em Santo Tirso
Kiko, uma das grandes vozes do jazz nacional, sobe ao palco do Centro Cultural de Vila das Aves para o concerto de encerramento do VI Ciclo de Jazz de Santo Tirso. Acompanhado pelo coletivo The Jazz Refugges, o espetáculo está marcado para as 21h30 do próximo dia 20 de setembro e tem entrada livre. Kiko é um dos raros intérpretes masculinos de jazz, para quem a música não tem fronteiras; mistura o seu inglês nativo, a cultura americana do jazz, um toque de blues e de pop e ainda canta em português.



Segredos do planeta
Descobrir os segredos do planeta Terra de uma forma divertida e pedagógica é o desafio que o Dolce Vita Porto lança às crianças para uma visita ao Planetário. Neste espaço os mais pequenos vão ter oportunidade de saber mais sobre o tema “Água” ao longo do dia 21 e 22 de setembro. As sessões “As aventuras de uma gota de água”, “O ciclo da água” e “O oceano, fonte de vida” podem ser visitados às 11h00, 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00. “Um saquinho para levar o lanche para a escola” é o tema do ateliê infantil deste fim de semana no Espaço Traquinas do Centro Comercial. As atividades, que em setembro são dedicadas ao regresso às aulas, decorrem aos sábados, das 14h00 às 00h00, e aos domingos, das 14h00 às 19h00. Aos domingos, as famílias estão convidadas para assistir a uma sessão de cinema gratuito, pelas 11h00 da manhã, nos cinemas Zon Lusomundo. Esta semana será exibido “Madagáscar 3”.
Caminhada Natura
A primeira edição da Caminhada Natura – Centro de Interpretação Ambiental realiza-se, em Mora, sábado, dia 21 de setembro, pelas 9h00. A organização é do Centro de Interpretação Ambiental recentemente aberto junto ao Fluviário de Mora. Esperam-se, pelo menos, 500 participantes que gratuitamente podem optar por dois percursos: um curto com 3 Km e um longo com 6 Km. As inscrições online devem ser feitas até sexta-feira. Em alternativa, nas diversas juntas de freguesia do concelho de Mora. A concentração é feita no Passadiço de madeira do Parque Ecológico do Gameiro.
Petiscos musicados
A Mimosa da Lapa, uma antiga mercearia de bairro recentemente recuperada sob o mote Mercearia, Bicicletas e Cultura, apresenta o programa cultural, de entrada livre, para o próximo sábado, dia 21 de setembro. "Quadros, Conversas e Petiscos Musicados” é o mote que volta a juntar artistas plásticos, músicos e petiscos a condizer. Este sábado, pode apreciar a exposição de pintura "Estórias para Musicar Sonhos”, de Daniela Reis, seguindo-se um DJ Set de b3M & THOMAS, das 19h30 às 21h00. Às 20h00 está agendada a performance "Som Sobre Tom: cantata em catadupa para um quadro e dez mil modos de olhar". Depois, assista a um concerto de João Pires. 
Move.AR em Setúbal
A terceira edição do Move.AR – Mostra de Artes de Rua de Setúbal, uma iniciativa do Teatro do Elefante, realiza-se no fim de semana com várias atividades gratuitas para toda a família dinamizadas na zona ribeirinha. A iniciativa inclui momentos musicais, animações de rua e peças teatrais dinamizadas no Parque Urbano de Albarquel e na Praia da Saúde. Uma animação de rua com o casal cómico criado pelo Teatro do Elefante “Senhor Q e Dona Ofélia”, sábado, às 11h00, no Parque Urbano de Albarquel, marca a abertura oficial da programação deste ano do Move.AR. O mesmo local é o ponto de partida, às 16h00, para a dinamização do walking act “Cúpido”, animação teatral conduzida pelo artista Enano, que espalha “amor” pelo público até à Praia da Saúde. No domingo, a Mostra de Artes de Rua de Setúbal continua com o espetáculo itinerante “Circo Ambulante”, pela Companhia de Teatro XPTO, com sessões às 11h00 na Praia da Saúde e às 16h00 no Parque Urbano de Albarquel. Consulte o programa completo na página daCâmara de Setúbal
Fiesta Cubana
“Dia 22 de setembro, às 20h44, o verão despede-se de nós. Não o podíamos deixar ir embora sem antes lhe preparar uma festa de despedida. E a melhor forma de o fazer é com mais uma edição da nossa Fiesta Cubana”. É desta forma que a Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, anuncia mais uma iniciativa de entrada livre. A animação começa às 22h00 com uma aula aberta de salsa (Vânia Costa), espetáculo de vídeo dança pela Cia. Entomo Danza (Espanha) e concerto com os Havana Way de Victor Zamora. DJ Spinoza garante o baile até às portas fecharem.
Duelos de Poesia
Oito pessoas. Três minutos. Poesia dita. Voz e corpo. Estão reunidos os ingredientes para um movimento com cada vez mais aficionados em Portugal, o Poetry Slam. Esta sexta-feira, dia 20, arranca o “Fridays in MAR Lounge”, no MAR Shopping, e, com ele, o 1º Poetry Slam de Matosinhos. Poesia e concertos de música, com entrada gratuita, preenchem as noites de sexta-feira até fevereiro do próximo ano, sempre às 21h30. Que melhor forma de celebrar a chegada do fim de semana?
Expensive Soul no Porto de Leixões
No próximo sábado, dia 21 de setembro, o Porto de Leixões abre as portas a toda a comunidade numa oportunidade única para se conhecer por dentro um dos maiores portos da Península Ibérica. No “Dia do Porto de Leixões” o corrupio habitual de embarcações, máquinas e contentores será substituído por visitas guiadas ao espaço portuário em autocarro turístico, visitas a embarcações, uma caminhada, espaços de diversão para crianças e uma exposição de fotografia. Na entrada Norte do porto em Leça da Palmeira, funcionará durante todo o dia o parque de animação infantil com insufláveis, para além do grande palco da música. O dia termina, às 17h30, com um concerto da banda portuguesa Expensive Soul. Todas estas atividades são de entrada livre.
Azambuja em festa
A vila de Azambuja vai estar em festa de 20 a 22 de setembro. As festas em honra da sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção incluem, no primeiro dia, um momento de festa brava na manga da Várzea do Valverde. A partir das 22h00, faz-se uma largada de toiros que no final são recolhidos a cavalo. No sábado, dia 21, a manhã é marcada pelo já tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertúlias e pescadores de Azambuja, pelas principais ruas da vila. Às 16h00 é a vez da prova de perícia de campinos e cavaleiros amadores e às 17h30 mais uma largada de toiros.O terceiro dia, domingo, começa e acaba com as bandas do Centro Cultural Azambujense e Filarmónica da Liberdade do Cais do Pico, dos Açores.
Meo OutJazz
Todos os domingos, o jazz ocupa um jardim da capital, graças à iniciativa Meo OutJazz. Dia 22, no Jardim da Tapada das Necessidades, o palco abre-se para Mariana Norton e Andy M. Há também espetáculos às sextas-feiras e sábados, noutros locais da cidade de Lisboa e nos arredores. A programação completa pode ser consultada aqui. Saiba ainda que esta iniciativa já se alargou a Cascais. Assim, este sábado, dia 21, a partir das 17h00, os sons de Mr. Isaac + DJ JOHN PLAYER SPECIAL vão ecoar no Parque Marechal Carmona.

Sem comentários: