quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O que fazer no fim de semana?


Ora bem vamos visitar as Galerias romanas da Baixa que abrem a visitas por três dias.





Em Lisboa, uma vez por ano, durante as Jornadas Europeias do Património, abre-se o alçapão da Baixa romana. Próximas visitas: 20, 21 e 22 de Setembro.
Anualmente, repete-se a peregrinação às galerias romanas da Rua da Prata. Um passeio que continua envolto numa aura de mistério e a exercer um certo fascínio sobre muitos dos que, por fim, penetram nestas (muito) húmidas galerias. Uma das razões, para além do peso da História, prender-se-á, decerto, com o facto de o espaço apenas ser visitável durante dois ou três dias de cada Setembro.   
A abertura volta a ocorrer este ano, uma vez mais no âmbito das Jornadas Europeias do Património - que, por Portugal, congregam cetenas de eventos e visitas a monumentos. As galerias poderão ser visitadas gratuitamente pelo público durante os três dias das Jornadas (de 20 a 22 de Setembro), das 10h às 18h (última entrada às 17h30).
Vale a pena ir prevenido para esperar na fila disposta pela rua da Conceição (a entrada faz-se por um alçapão nesta via, perto do n.º 77), particularmente no domingo, dia em que é habitual a espera se prolongar. Até porque, sublinhe-se, não há marcações.


As visitas, por um ambiente de semipenumbra entrecruzada com focos teatrais, são guiadas por ténicos do Museu da Cidade. A descida a esta memória romana é uma lição de história in loco, feita por uma breve rede de galerias perpendiculares, entre celas escuras (que deverão ter servido de áreas de armazenamento), núcleos de água, arcos em cantaria, até à Galerias das Nascentes, também chamada de "Olhos de Água", onde, de uma fractura contínua, brota incessantemente toda a água que invade o espaço - era aqui que nascia um célebre e adorado poço, o Poço das Águas Santas, local de "águas milagrosas".
Além das visitas às galerias, o Museu da Cidade propõe também outros  percursos temáticos, pelo Museu do Teatro Romano ou pela Cerca Velha. Mais informações pelo T: 217513212.
Enviar um comentário