quinta-feira, 17 de março de 2011

St. Patrick's Day

O primeiro rapaz a postar aqui no blog vai escolher apresentar-se apenas como... Guerin. Mas isso pouco interessa porque hoje é dia de Saint Patrick, um dos mais importantes feriados para os Irlandeses, e é celebrado de forma efusiva pelas suas comunidades espalhadas pelo mundo, desde o Canadá à Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos onde 'pintam' o rio Hudson de verde e fazem parada em sua honra em várias cidades (sendo a principal parada em Nova Iorque que reúne 150.000 participante e mais de 2.000.000 de espectadores).


Não me vou debruçar sobre a razão pela qual o Saint Patrick é tão celebrado mas posso apenas dizer que está relacionado com a cristianização da Irlanda. Podem ler mais AQUI. Mais interessante são as tradições relacionadas com este dia. O trevo de quatro folhas, o duende, a cor verde e a Blarney Stone são apenas quatro das tradições que têm como propósito dar sorte a quem as cumprir. Idealmente, no dia de St. Patrick, quem quiser ter sorte tem de encontrar um trevo de quatro folhas, usar verde (senão arrisca-se a levar beliscões... sim, também faz parte da tradição) e beijar a Blarney Stone (o que se torna complicado para maioria das pessoas visto que é uma pedra que está na cidade de Cork na Irlanda). Deixo AQUI uma lista de mitos e lendas irlandesas.

No entanto, ontem tive no Hennessy's Irish Pub em Lisboa (no Cais do Sodré) e as decorações já se viam. Está tudo preparado para a festa de hoje. Quem nunca lá foi aconselho a fazer uma visita, é muito acolhedor e bastante agradável. E claro... não se esqueçam de pedir uma Guinness.
(foto retirada do site do Hennessy's Irish Pub de Lisboa)

Sem comentários: