segunda-feira, 28 de março de 2011

Mark Boyle


Hoje no Jornal da Tarde ouvi a história de Mark Boyle, o homem inspirado por Ghandi e que vive sem dinheiro...
Diz ele que vive de trocas comerciais directas como serviços por habilidades (pericias, artes e engenhos) ou por ferramentas ou ainda por espaço. Mark Boyle vive, alegadamente, apenas daquilo que a terra e os outros lhe dão, o que é muito bonito de pensar e dizer para a televisão e jornais.
Sim Mark, tu tens um portátil e um telemóvel carregados a energia solar mas, se vives sem dinheiro, como os compraste?
Sim Mark tu vives numa caravana parqueada num pedaço de terra perto de uma ribeira mas, se não tens dinheiro, como compraste a caravana? Ah, e não te esqueças do espaço que ocupas que nem sequer é teu. (não é mesmo)
Sim Mark, limpas o rabo com jornais distribuídos gratuitamente mas, se fosses um bocadinho mais esperto, provavelmente conseguirias que algum dos teus muitos seguidores e freesharers te desse papel higiénico. (tinhas é de ser poupadinho)
Sim Mark, tentaste ir a pé até à Índia mas apenas chegaste até França. Parece que uma das razões pelas quais tiveste de acabar a viagem em França foi não saberes falar francês, pois, tendo em conta o imenso tempo livre de que dispões talvez devesses ter aprendido a língua. (algum dos teus seguidores versado na língua estaria totalmente disposto a ajudar-te em troca de alguma coisa...)
Bem... existem mais alguns exemplos de situações que fazem deste senhor um poço de ideias trocadas. O idealismo de facto é de valor e possivelmente praticável mas este senhor não está nem perto de o atingir. Oh Mark, tu vives sem dinheiro porque gastas o dinheiro dos outros e porque compraste tudo aquilo que precisavas para arrancar com o teu 'idealismo'. Isso é como eu dizer que vou para a mata e consigo sobreviver sem nada mas não me esquecer de levar os fósforos e umas latas de atum em conserva.
Por fim, caso façam um Censos em Inglaterra espero que o carissimo Mark não se esqueça de por, na situação profissional 'desempregado e parasitário'. (ok ok isto talvez seja demais, my bad !!)

Foto de Mark Boyle a querer imitar a Carmen Miranda

Sem comentários: