terça-feira, 19 de abril de 2011

Portugal e a educação

Saiu hoje um artigo nas noticias Sapo que revela um estudo onde se conclui que Portugal é o país da UE com mais progressos na educação. O artigo tem as percentagens de sucesso e a evolução dos últimos anos e é tudo muito bonito mas eu acho que a educação em Portugal está estragada e vou expor alguns pontos do que eu acho que está mal e/ou o que devia ser feito.
1 - o ensino obrigatório não devia de ser alargado até ao 12º ano.

2 - o ensino e a educação em Portugal deviam focar-se no mérito. Em Portugal os melhores alunos e o seu potencial é prejudicado pela insistência que todos os alunos merecem oportunidades iguais.
2.5 - deviam de ser criadas turmas de melhores alunos.

3 - no ensino público devia de ser obrigatório o uso de traje igual para todos os alunos (fornecido pela escola). Fala-se demasiado na individualidade do aluno e no direito de ser diferente e usar coisas diferentes mas acredito seriamente que seria melhor um traje universal e que isso traria imensos aspectos positivos (por mais que me digam que não).

4 - alunos de mau comportamento reincidente deviam de ser proibidos de estudar.

5 - nem todas as pessoas têm de ser gestores ou engenheiros. O estudo de competências a nível de trabalhos profissionalizantes não pode nunca ser considerado como um trabalho inferior. Trabalho é trabalho e qualquer trabalho é honrado, desonra é andar a roubar e a matar.

6 - deviam ser implementadas novas disciplinas de teor cívico e de cidadania como a 'Introdução à Politica e à Cidadania'. Uma das razões pelas quais os jovens de hoje não votam é não terem qualquer noção do que é a politica e de como funciona o governo e os outros órgãos de soberania, isto leva a que muitos jovens façam escolhas politicas sem base nos princípios e valores de um partido mas em um ou outro populismo jovem. (sim, acho que 90% dos jovens que votam no Bloco de Esquerda o fazem porque não sabem melhor)

Hoje fico-me pelo ponto 6 e fico a aguardar a resposta da Belchior que certamente ficará picada com este rating de 'lixo' que atribuí ao BE.

Sem comentários: