sábado, 10 de setembro de 2011

Nomeado para Óscar? Um orgulho.


«José e Pilar» é o candidato português aos Óscares

O documentário de Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português aos Óscares de Hollywood, informou hoje à agência Lusa o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
 
Co-produzido pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles e pelo realizador espanhol Pedro Almodóvar, que são membros da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, «José e Pilar» é um documentário sobre a vida em comum do escritor e Nobel português da Literatura,José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista e tradutora luso-espanhola Pilar del Río.
O filme foi o escolhido para representar Portugal na corrida à nomeação para Melhor Filme Estrangeiro, «por uma comissão composta por representantes de associações do sector, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas», refere o ICA, em comunicado.
Estreado em Portugal, Espanha e Brasil, o documentário será distribuído nos Estados Unidos pela Outsider Pictures, disse à Lusa, recentemente, o realizador Miguel Gonçalves Mendes.
A petição pública dirigida ao ICA que foi criada na Internet pedindo que «José e Pilar» fosse o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro somou, até hoje, 2.439 assinaturas.
Os nomeados para os Óscares de 2012 serão conhecidos a 24 de janeiro. A cerimónia decorrerá no dia 26 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia.
Portugal nunca conseguiu uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro. Em 2010, o candidato de Portugal nesta categoria foi «Morrer como um homem», de João Pedro Rodrigues.



Fonte: Sapo

Sem comentários: