quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Flood Maps

Não sei porquê nem como mas encontrei um site há uns tempos que me deu imensa piada (durante uns 10 minutos). Agora que penso bem, acho que foi depois de ver um documentário sobre o aquecimento global onde muito se debatia sobre a subida das águas e do quanto afectaria determinados países, às vezes implicando consequências devastadoras. O site tem o nome de Flood Maps e basicamente é um Google Earth ou Google Maps mas com a opção de "ver este local caso a água do mar suba 1 metro, ou 5 metros, ou 20 metros e com um máximo de 60 metros de subida".

Vendo de forma muito rápida uma subida de 7 metros posso-vos dizer que quem visitar o Kremlin ou a Kapital fica com os pés molhados (menos mal), de resto as zonas ribeirinhas ficam obviamente submersas MAS não há grandes males.
Passando a analisar uma subida de 60 metros (o caso mais extremo)... parece que existe praia à beira do Jardim Botânico, Campo de Ourique e Campolide são agora zonas ribeirinhas, os hospitais do Desterro e de São José são agora piscinas municipais e que a margem sul do Tejo quase que deixa de existir. Num panorama mais global é fácil de notar que a Dinamarca e a Holanda já não existem, o território terrestre da Indonésia fica reduzido a metade e o estado Americano da Florida também deixa de existir. Claro que Veneza deixa de existir muito antes disto portanto se têm intenções de visitar essa cidade aconselho que o façam durante a próxima década.

E pronto... deixo aqui o link para vocês se divertirem um pouco. Até já!

Sem comentários: