segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Honesto de manha .. mentiroso à tarde !!

Agora já entendi o porquê do parlamento trabalhar só de tarde

Estudo aponta tendência para sermos honestos pela manhã e mentir à tarde.

Estudo aponta tendência para sermos honestos pela manhã e mentir à tarde

Se quer uma resposta honesta de alguém, prefira fazer a pergunta pela manhã. Uma pesquisa da Universidade de Harvard comprovou que as pessoas tendem a ser mais verdadeiras pela manhã. À tarde, tornam-se mais propensas a mentir. Isto dar-se-ia porque o auto-controlo vai diminuindo a medida que o cansaço do dia avança.

O estudo conduzido pela Universidade de Harvard, em Massachusetts, nos Estados Unidos, sugere que pessoas têm tendência a serem honestas pela manhã e a mentir à tarde. A pesquisa foi divulgada pelo jornal científico Psychological Science.
Segundo os autores do estudo, isto ocorre porque o cansaço gerado no decorrer do dia afecta o auto-controlo que nos influencia a dizer a verdade.
Para chegar à conclusão, a pesquisa submeteu participantes (um grupo formado por homens e mulheres) a duas experiências que apontaram a existência do fenómeno baptizado de «efeito da moralidade matinal».
Na primeira experiência, os cientistas exibiam aos participantes uma imagem composta por pontos e perguntavam se os pontos estavam mais à direita ou à esquerda da tela. As respostas eram premiadas com dinheiro.
Quem falasse que havia mais pontos do lado direito — mesmo que não houvesse —, ganhava uma quantia até 10 vezes maior do que quem falasse que a maioria dos pontos estava do lado esquerdo.
Isso era feito para encorajar os participantes a mentir e, assim, houve uma maior incidência de mentiras entre quem era testado à tarde (entre 12:00 e 18:00) do que entre quem passava pelo teste pela manhã (entre 8:00 e 11:59).
Na segunda experiência, os participantes tinham a sua capacidade de atenção testada nos dois períodos do dia ao receberem palavras com letras a faltar e terem de completá-las. As palavras eram E_ _ _ C _ _ (ethical, ou ética em inglês) e _ _ R A L (moral). Segundo os investigadores, quem era testado pela manhã exibia tendência a completar as palavras correctamente já os testados à tarde tendiam a dizer que as palavras eram effects (efeito, em inglês) e coral.
Para os pesquisadores, a combinação dos dois testes evidenciou que o cansaço que abate o corpo à tarde dificulta o auto-controlo que nos faz resistir a mentir.
O texto de divulgação do estudo afirma que «as pessoas ficam mais vulneráveis a um declínio gradual nos processos de auto-controlo como resultado de actividades ligadas ao dia a dia(...)Esse declínio pode, por sua vez, leva-as a agir de forma eticamente questionável».
«Noutras palavras, a nossa descoberta sugere que o período do dia pode levar pessoas boas e que tendem a agir moralmente a sofrerem falhas sistemáticas», resume o texto.

Sem comentários: